HORÓSCOPO DAS ÁRVORES
O Horóscopo das Árvores é também chamado de horóscopo celta. Ele é atribuído aos sacerdotes celtas, chamados de druidas que viveram durante a Idade Média na Gália e na Irlanda. Para os celtas, as árvores não só eram a essência da vida, como também um oráculo de adivinhação do futuro.
As arvores para os celtas alem de serem utilizadas uma de suas formas de fornecer a madeira para suas casas e cidades e lenha para as fogueiras, eram também vistas como a essência da vida.
As arvores eram consideradas sagradas para outros povos e seus cultos, como os hindus e cananeus. Embaixo das arvores, as pessoas faziam reuniões, sessões judiciárias e assembléias do povo. Próximo as arvores homens nobres e guerreiros eram sepultados. Cria-se que deuses e espíritos utilizavam as arvores para se manifestarem.
A importância das arvores era tão grande para os druidas que eles criaram um horóscopo baseado nas arvores que cresciam em sua região. Observavam a arvore por completa, desde suas raízes a copa.
Seu simbolismo está relacionado à verticalidade, a evolução permanente em direção ao céu. Suas raízes representavam a relação entre o céu e a terra e sua folhas os ciclos de morte e renascimentos.
O horóscopo das arvores foi adaptado para o hemisfério sul, trazendo arvores tropicais, como o coqueiro e a goiabeira. Carvalho, ipê, oliveira e jacarandá representam pessoas que nascem em datas que as estações mudam.