O horóscopo xamânico tem sua origem entre os xamãs das tribos indígenas da América do Norte. Esses xamãs antigos eram vistos como sábios, magos, curandeiros ou conselheiros. Eram os detentores dos poderes de se comunicar com os espíritos e forças da natureza.
Os xamãs têm uma função religiosa; eles podem transitar entre mundos e ter contato com seus aliados (animais, vegetais e minerais) e espíritos ancestrais. Atuam como mediadores em nome da comunidade ou pessoas incluindo os espíritos dos mortos. Eles entram em transe durantes os rituais xamânicos manifestando seus poderes sobrenaturais e incorporando os espíritos em si mesmos. É por meio desse contato que recebem orientações e ajuda para resolver ou superar situações desafiantes. Os xamãs são famosos por cuidar de doenças da alma que são causadas por elementos externos restaurando o equilíbrio e eliminando a doença. O xamã também limpa o excesso de energias negativas que confundem ou poluem a alma.
Há diversas variações de xamanismo no mundo. Entre as diferentes crenças, alguns pontos são comuns e que as identificam como xamanismo:
1) Os espíritos existem e desempenham papel determinante na vida individual e social dos homens.
2) O xamã pode se comunicar com o mundo espiritual.
3) Os espíritos podem ser bons ou maus.
4) Os xamãs podem tratar doenças causadas por espíritos malignos.
5) O xamã pode empregar técnicas de indução de transe para incitar o êxtase visionário.
6) O espírito do xamã pode deixar o corpo para entrar no mundo espiritual em busca de respostas.
7) O xamã evoca imagens de animais como guias espirituais.
8) O xamã evoca imagens de animais como guias espirituais que portam mensagens e presságios.
9) O xamã pode dizer o futuro jogando ossos, runas ou cartas e realizar outras formas de divinação.

Para ser um xamã é preciso habilidades e conhecimentos especiais. No Brasil os xamãs também são conhecidos como pajés. Muitos pajés ou xamãs tem conhecimentos sobre plantas medicinais, nativas de sua área e o tratamento fitoterápico é frequentemente prescrito. Na Amazônia peruana os xamãs e curandeiros usam musicas para evocar espíritos. Há outros que usam de itens totêmicos como pedras com poderes especiais. Tais práticas são muito antigas e recorrentes em vários locais das Américas (sobretudo nativos norte-americanos, Peru, Brasil, Panamá e Equador, além dos antigos rituais maya) e África, assim como na Sibéria, China, Coréia, Japão, Chipre e Papua Nova-Guiné.
O horóscopo xamânico é originário dos nativos norte americanos que tinham os animais como parte de seu cotidiano nas tribos indígenas desse povo. Os motivos dessas cartas são apresentados conforme a simbologia de cada animal. Seu ciclo é inspirado nas quatro estações do ano e nos doze ciclo lunares anuais. Cada signo corresponde a um tipo de vento (que simboliza o verdadeiro eu) e uma direção (a meta espiritual de cada um).